Fondue é um prato de origem suíça à base de queijo aquecido, com a popularização da fondue, ela começou a receber também vinho e outras especiarias em sua formulação e passou a ser servido com diversos acompanhamentos, como pão, legumes entre outros; de forma que esses acompanhamentos sejam mergulhados na panela onde a fondue é preparada para que sejam totalmente envoltos.
Hoje, no Brasil, temos várias marcas de fondue, produzidos com diferentes tipos de queijo e consumidos durante todo o ano, não mais concentrando-se nas estações mais frias, inclusive sendo muito bem aceito em regiões mais quentes do país.
É um produto que por possuir um mix de queijos e sabor acentuado oriundo dos temperos e especiarias que o compõe pode ser utilizado na composição de pratos, recheio de tortas, inclusive acompanhamento de sanduiches, onde podemos pensar em queijos derretidos enquanto ingrediente.
Tratando-se de um queijo processado, ele deve apresentar em sua composição uma elevada quantidade de itens com base láctea, ou seja, tem uma grande parcela de queijos para chegarmos ao produto final e como é submetido a uma etapa de aquecimento para que o produto seja fundido, trata-se de um alimento, via de regra, bastante seguro do ponto de vista de segurança de alimentos.
A Fondue Supremo prioriza o uso dos queijos da formulação suíça original – Queijo Tipo Emental e Gruyere, vinho e outras especiarias, e entrega um produto saboroso, com bom derretimento sem acrescentar amido ou fécula de batata na sua formulação. É uma ótima opção para ser servido com a correta harmonização com vinhos.
Quando pensamos nos vinhos brancos, das uvas Sauvingon Blanc, Pinot e Chardonnay costumam fazer uma boa combinação com o prato, e para aqueles que preferem o vinho tinto, também podem consumir um com a uva Pinot Noir, que terá uma acidez que balanceará o sabor do queijo.